"A religião tem todas as coisas a seu favor: a relação feita por Deus aos homens, as profecias, a proteção do governo, das figuras mais respeitáveis e importantes. Mais que isso, o enorme privilégio de poder gravar sua doutrina na mente das pessoas quando elas são crianças e, com isso, as ideias se tornam quase congênitas."(Schopenhauer)
Primeiramente é importante destacar o que procuro dizer quando cito a "fé" no título desta postagem (O poder está na fé ou na religião?)
A fé é a confiança na crença com base apenas na convicção, ou seja, acreditar sem prova alguma e sem argumentos concretos.
Tendo explicado isto já podemos entender a fé como um tópico básico da religião. Sem este tópico a religião pode ser considerada apenas um costume que foi moldado ao nosso sistema de vida graças a fé dos nossos ascendentes.
Já a fé mantêm-se isolada existindo independendo de religião.
Mas não paremos por aqui, também devo explicar à que submeto a palavra "Poder" também mantido no título.
O poder é a capacidade de estar no comando, mantendo a autoridade.
A fé é a grande arma da religião, mas não necessariamente a receptora do poder — Através da fé, a religião nos colocou, não só na posição de receptores de informações impostas por ela, como também de cumpridores destas informações sem o direito do questionamento se seriam elas verdadeiras ou não — A dúvida que seria a religião acabou caindo nas costas da fé. E a fé nada mais é que um amontoado de questões a serem acreditadas. Vejo aí uma ótima oportunidade de domínio sobre o ser humano, através da "lavagem cerebral" sem necessidade nenhuma de discutir a mentira a ser contada (é pecado duvidar!).
A história da religião se contradiz diversas vezes, e quem o diga o contrario estará sendo mentiroso.
O ponto em que quero chegar: meu ciumes para com o povo crente em Religiões já é assumido, e se acreditas mesmo na tua mentira, amém! Pois este "você" é mais feliz do que imagina. A verdade não te traz sentido a nada, não te traz felicidade, porém é só verdade.
Mas isso não é nada além de uma mentira imunda que já roubou vidas e mortes, pessoas dedicando o hoje para se deleitar do paraíso. E que paraíso este que não te permitirá fazer os mesmos pecados existentes na terra, e se deixar, que sentido tem?
Mas falo sozinho, e aproveito meu momento ao falar sozinho! Pois eu estou no paraíso, sofro no paraíso, mas também é no meu paraíso que peco.
O poder está na fé ou na religião?
Decida você! A fé é o revolver e a religião a esperança assassina que está te mantendo refém.
Dificilmente a pedra de Davi irá derrubar este Golias que é a religião. Mas mantenho a minha fé de que isso acontecerá!
Filipe R. Gomes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Com certeza o poder está na fé, acredito eu que sem fé não poderia existir religião. Gostei muito do post e admiro muito pessoas que escrevem do jeito que tu escreve. Muito profundo, gostei mesmo.
Eu sou ateu, então sou meio suspeito para falar no assunto
http://curiosomundodorock.blogspot.com/
a Fé vem esta muito alem da nossa compreensão
a Fé é algum maravilhosa
que quando sentimos traz calma, paz, esperança.
Bjksss
Ai sim...até q fim encontrei alguem q de fato não escreve só besteiras...naum q dizer q o q eu escreve não são besteiras, mas encontrei alguem q escreve besteiras iguais as minhas...rsrsrs
Não sei se a religião tem tanta profundidade na vida humana como supunha Schopenhauer, mas q o baguio nos pega, isso ele tinha razão...estamos estruturados por mitos, mito da mãe q agente quer comer, mito do pai a nos proteger e assim vai...problema é desse bando de babacas q naum entende essas questão, ou ignoram, o q é pior...
Valew brother, to te seguindo
http://www.porumaportaiconoclasta.blogspot.com/
@portaiconoclasta
O poder está na fé...não basta vc seguir um religião se não tem fé...A fé é a forma de falarmos com Deus, o agradecer por tudo e as vezes pedir.
@Dr_Hospicio
http://acadasegundoumnovoverso.blogspot.com/
Acho estranho falar sobre isso,émuito complexo. Digamos qe sou ateu tbm S:
Eu sou ateu, então sou meio suspeito para falar no assunto [2]
http://mundodosamuka.blogspot.com/
Sigo minha religião na medida do possível para mim. :D
Se puder retribuir:
http://entendaque.blogspot.com
Esse é um assunto bastante polêmico. Sim, em certos momentos parece que a religião se sobrepõe e fé, mas basta nos mesmos saber medir a dosagem. Você citou o caso da camisinha na tirinha, sim a Igreja Católica "condena" seu uso(sou Católico), mas não é por causa disso que não irei usar!
E também torno as palavras da pessoa do comentário acima nas minha: "Sigo minha religião na medida do possível para mim."
Religião, em seu sentido original, significa religação do homem a Deus. E fé é a certeza que temos por convicção da nossa criação e propósito.
As religiões, de fato, tem seus defeitos especiais, sou cristão, frequento uma igreja e sei que ela está longe de ser perfeita. Mas sei que muitos atacam a fé; mas na verdade foram feridos pela religião
Para os ateus. Fica meu grilo... Vocês tem mais fé do que eu, porque acreditar que tudo isso veio do nada sem projeto e Criador, é mais difícil do que confessar que alguém deve ter feito tudo isso. E Algum de vocês já ouviu falar nos "trilobitas" (sem ancestrais) como explica?
Abraço. Pensamento e opinião é são livres. Todos somos livres pra discordar. A fé não nos proíbe de duvidar, a Palavras tira todas a nossas dúvidas. É como a OI, "Simples assim"
Resposta à Alex Holliwer:
Nunca disse que não tenho fé, aliás termino minha autoria assim. A fé é poderosa, é forte, e o qué é poderoso pode controlar sendo o mais forte a dominar.
Tenho fé e sou ateu.
Generalizando em relação aos religiosos: Eles não tem fé, a Fé tem eles (o conceito se perdeu).
Posso dizer que sou "àtoa" rs =)
Fé para mim é acreditar que tem "algo" superior/criador do que somos.
[]'s
blog.avoado.com
Na fé...
http://lerminer.blogspot.com/
Postar um comentário